Saltar para o conteúdo
Consumo
Empresas
Macroeconomia
Talento
Turismo

Boletim Económico do Porto: turismo recorde, inflação em alta e desemprego no nível mais baixo em 25 anos

05/05/2023

Escrito por

GIEE | CM Porto

Partilhar
Pessoas a passear na Ribeira (Porto)

O Gabinete de Informação e Estudos Estratégicos (GIEE) da Câmara Municipal do Porto publicou hoje o Boletim Económico do Porto referente ao quarto trimestre de 2022 (outubro a dezembro). Este documento releva os dados mais recentes sobre a economia da cidade, reunindo vários indicadores socioeconómicos sobre macroeconomia, empresas, talento, consumo (transações multibanco) e turismo.


​Ao nível macroeconómico, destaca-se a evolução da inflação medida pelo índice de preços no consumidor (IPC), que atingiu o seu nível mais alto nos últimos 30 anos, com os preços a aumentarem cerca de 9,9% face ao ano anterior, conduzindo a uma diminuição do poder de compra das famílias e afetando a confiança dos consumidores.


​Taxa de inflação na Região Norte medida pelo IPC (Base 2012)


​O comércio internacional de bens atingiu máximos de 10 anos, embora com um aumento de 40% do défice comercial de bens, parcialmente compensado pelo aumento das exportações de serviços, nomeadamente do turismo.


​​O endividamento das famílias e das empresas continuou a desacelerar, o que poderá indicar uma maior mais dificuldade no acesso a crédito devido ao aumento das taxas de juro, que, por sua vez, poderá vir a afetar o consumo e investimento no Porto.


​O mês de novembro registou um pico de encerramentos de empresas, principalmente no setor do comércio, alojamento e restauração. Apesar disso, a criação de novas empresas manteve-se elevada, embora tenha desacelerado em relação aos trimestres anteriores.​


​O desemprego registado continuou a diminuir, atingindo o valor mais baixo dos últimos 25 anos. Já o consumo apresentou uma trajetória crescente, com as transações na rede Multibanco a registar um valor recorde de 278,9 M€ em dezembro.


Passageiros no Aeroporto do Porto (embarques e desembarques)

O setor do turismo apresentou um desempenho notável, atingindo máximos históricos em várias métricas. O aeroporto do Porto estabeleceu um novo recorde de 3,12 milhões de passageiros movimentados no 4º trimestre e o número de turistas hospedados na cidade aumentou 44% em relação a 2021, totalizando 557 mil hóspedes e 1,17 milhões de dormidas.

Boletim Económico do Porto Q4 2022

Download

O Boletim Económico do Porto é uma publicação periódica elaborada pelo Gabinete de Informação e Estudos Estratégicos da Câmara Municipal do Porto. As edições mais recentes do boletim estão disponíveis na nossa Biblioteca.​

Notícias Relacionadas

Ver todas
Talento
Macroeconomia
Empresas
Desenvolvimento Sustentável

Município vai voltar a premiar trabalhos de investigação sobre a economia da cidade

28/10/2024

| Porto.pt

Prémio Economia do Porto | 4ª Edição É já a quarta chamada para a submissão de dissertações académicas ou trabalhos de investigação que incidam sobre um tema de relevância para a e...

Ler mais sobre
Porto com Sentido estudado por alunos da Faculdade de Economia
Imobiliário
Talento

Porto com Sentido estudado por alunos da Faculdade de Economia

12/02/2024

| Porto.pt

Alunos de mestrado em Economia da Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP) apresentaram, nos Paços do Concelho, um case study a partir do programa municipal "Porto com ...

Ler mais sobre